DIA DAS MÃES
Comemorada no segundo domingo de maio, a data é considerada importante para reforçar os vínculos familiares e uma forma de homenagear as mulheres pelo milagre da vida. Sempre voltada para a conquista do bem estar de seus colaboradores, a HR Embalagens transforma datas festivas (Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, etc) em grandes festas de confraternização.
O Dia das Mães talvez seja o mais emocionante na empresa. Do total de 57 colaboradoras, 37 são mães. Por isto, a cada ano as comemorações em torno da data ganham novos ingredientes para que o dia seja inesquecível para todo o grupo. E a festa deste ano não foi diferente. Durante os 30 minutos de confraternização, a emoção ditou o tom entre as homenageadas e participantes. Kátia Adriana, na casa há nove anos, traduziu sua alegria da seguinte forma: "Adorei! Achei que toda a decoração, os corações, o café da manhã, demonstraram todo o carinho com as mães. Ficou lindo”. Já para a operadora Maria Auxiliadora, só o fato de ser lembrada com carinho nesta data tão especial já em maravilhoso.
Como surgiu o Dia das Mães
A mais antiga comemoração do dia das mães é mitológica. Na Grécia Antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada pela ativista Ann Maria Reeves Jarvis, que fundou em 1858 os Mothers Days Works Clubs com o objetivo de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores.
Reconhecida como idealizadora do Dia das Mães na sua forma atual é a filha de Ann Maria Reeves Jarvis, a metodista Anna Jarvis, que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial à sua mãe e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido. Ela obteve sucesso ao torná-lo reconhecido nos Estados Unidos em 8 de maio de 1914, quando a resolução Joint Resolution Designating the Second Sunday in May as Mother's Day (Resolução Conjunta Designando o Segundo Domingo de Maio como o Dia das Mães) foi aprovada pelo Congresso Americano dos USA.
No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas, a pedido das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, oficializou a data no segundo domingo de maio. A iniciativa fazia parte da estratégia das feministas de valorizar a importância das mulheres na sociedade, animadas com as perspectivas que se abriram a partir da conquista do direito de votar, em fevereiro do mesmo ano. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cadeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que a data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
No Brasil e nos Estados Unidos, o Dia das Mães é a segunda melhor data do comércio, depois do Natal.
[gallery type="slideshow" link="file" ids="3637,3631,3634,3635,3633,3638,3640,3641,3645,3642,3644"]
Voltar para Blog