SEGURANÇA É PRIORIDADE NA FÁBRICA DA HR EMBALAGENS

A 11ª Semana de Prevenção de Acidentes da HR Embalagens, realizada de 09 a 14 de novembro de 2015, apresentou resultados satisfatórios principalmente no que se refere à participação do funcionário. Segundo o técnico em Segurança do trabalho e coordenador da SIPAT na HR desde a primeira edição, Fábio William, o resultado positivo é fruto da filosofia humanista da empresa que mantém atenção constante na qualidade de vida do seu colaborador. A OIT (Organização Internacional do Trabalho) estima que 2,34 milhões de pessoas morrem a cada ano em acidentes de trabalho e doenças, e que cerca de 4 por cento do PIB mundial ( algo em torno de 2,8 trilhão de dólares) são perdidos por ano devido a acidentes e doenças relacionadas com o trabalho.
O tema da edição de 2015 foi “Segurança Pessoal x Máquina”, com foco na Norma Regulamentadora NR12 (Portaria nº 3.214, de 08 de junho de 1978), que define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos. Os dados atuais mostram que o investimento com a saúde do trabalhador são rentáveis, uma vez que os índices de acidentes vêm caindo desde 2009. Fábio ressalta que em 2015 a empresa teve apenas um afastamento e por motivo pessoal.
Outro ponto importante ressaltado pelo técnico é o fato de os funcionários estarem mais motivados a cumprir as normas de segurança exigidas em lei e a participar do monitoramento dos equipamentos, apontando falhas e problemas. Para os coordenadores da SIPAT, Fábio William e André Silva, o tempo é muito curto para tratar de vários assuntos. A junção de fatores como avaliação semanal, foco na avaliação interna e investimento em informação ao longo do ano é primordial para estimular e mudar a mentalidade do colaborador em relação à sua segurança no ambiente de trabalho. Fábio afirma que a HR Embalagens investe em informação para evitar que o funcionário mantenha a crença de que um acidente nunca acorrerá com ele e de que, do portão para dentro, ele é Hiperroll e que trabalha em grupo. Se 2015 foi o ano da segurança, 2016 será o ano da saúde. A edição deste ano terá por tema “A Saúde no Trabalho”, com atenção na parte osteomuscular (membros superiores e coluna). “Quem investe em saúde, paga menos e lucra mais”, conclui Fábio William sobre a importância da realização das SIPATs nas empresas.