Projeto Cidadão - Consciente amplia participação no mercado Mineiro e estimula o descarte correto de embalagens plásticas

O Cidadão Consciente, projeto sustentável da Hiperroll Embalagens, amplia sua participação no mercado mineiro. Criado em 2017 para estimular o descarte correto de sacolas e embalagens plásticas, conta atualmente com quatro pontos de coleta em Juiz de Fora: shopping Jardim Norte, Parque da Lajinha, ACTS na Praça da Estação, Av. Francisco Bernardino, 30 e a sede da empresa no bairro Distrito Industrial. Planos de ampliação em 2021.
Os planos de ampliação em 2021 continuam em pleno vapor. A coordenadora do projeto, Vanessa Silveira, revela que estão sendo realizados estudos de parcerias com vários segmentos. Entre eles: salão de beleza, supermercados, escolas, universidades e condomínios residenciais. O reforço neste primeiro semestre foi da empresa mineira Paraibuna Embalagens que doou coletores de papelão, mais leves e práticos de serem manuseados. As caixas vão receber a identidade do projeto para instalação em ambientes pequenos, com ações que geram transformações desde 2017, o Cidadão Consciente vem transformando a atitude das pessoas em relação ao consumo e descarte correto de sacolas e embalagens plásticas.
A participação em feiras de sustentabilidade, eventos corporativos e parcerias com instituições e órgãos públicos têm sido de suma importância nesta transformação. Ações em datas especiais, como Dia do Meio Ambiente, da Árvore e da Conservação da Natureza, também trouxeram resultados positivos para a mudança de comportamento. As blitzes educativas em pontos estratégicos de Juiz de Fora também integram o calendário de ações do projeto. Diferencial: oficinas de artesanato
O grande diferencial do projeto Cidadão Consciente são as Oficinas de Artesanato que utilizam retalhos de embalagens plásticas. O trabalho é desenvolvido por artesãs que ensinam a confeccionar vários produtos, como almofadas, cachepots, guirlandas, vasos, tapetes, sousplat. Além do aspecto terapêutico, as oficinas possibilitam renda extra aos participantes.
Os números comprovam o sucesso do projeto. Até a data dessa matéria, o Cidadão Consciente percebeu o engajamento e comprometimento da sociedade o que nos motiva a elaborar um cronograma de coleta para as sacolas plásticas. Todo o material foi reprocessado na fábrica da Hiperroll Embalagens, gerando empregos e renda.